27.9 C
Manaus
Manaus, 21 de outubro de 2018

Vacinação contra sarampo terá foco em crianças de seis meses a 5 anos em Manaus

Vacinação contra sarampo terá foco em crianças de seis meses a 5 anos em Manaus
Foto/Divulgação

A partir de segunda-feira (2) as ações de intensificação da vacinação contra o sarampo em Manaus se concentrarão na faixa etária prioritária, ou seja, crianças a partir dos seis meses até os cinco anos de idade.No período da Semana Santa, aproximadamente 7,5 mil pessoas, entre crianças e adultos, receberam a vacina contra o sarampo nas 146 salas de vacinação da Prefeitura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Neste sábado (31), 855 pessoas foram vacinadas entre as 8h e 12h, nas 10 unidades de horário ampliado. A UBS Dr. Jose Rayol do Santos, na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul, foi a que registrou o maior movimento, com 177 pessoas vacinadas. A unidade ainda abrirá neste domingo pela manhã por se tratar de referência para vacina antirrábica humana.

Vacinação

Nos últimos cinco dias, em razão dos feriados da Semana Santa, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além do funcionamento normal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fez o atendimento nas unidades de horário ampliado. Também foram montados postos de vacinação em dois shoppings centers, nas Zonas Centro-Sul e Norte, que atenderam nestes quatro dias, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

“Estamos considerando o que estabelece a Nota Técnica conjunta Semsa/FVS, que recomenda priorizar as crianças nesta faixa etária, uma vez que, entre os casos – suspeitos e confirmados -, temos muitos com menos de um ano de idade. Sabemos que as manifestações clínicas do sarampo tendem a se agravar em crianças, especialmente as que não são vacinadas”, disse.

Além disso, também foram montados postos de vacinação em dois shoppings – o Manaus Plaza (zona Centro-Sul) e o Sumaúma (zona Norte). Em três dias (27 a 29), 1.873 pessoas foram vacinadas nos dois centros de compras, uma média de 350 pessoas por shopping.

Notícias Relacionadas

Programa Segundo Tempo trabalha inclusão com atividades esportivas em escola na zona Leste

Redator Tucumã

Policiais recapturam foragido do regime semiaberto do Compaj

Redator Tucumã

Prefeitura prepara cemitérios urbanos de Manaus para o Dia de Finados

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: