Now Reading:
CREA Amazonas aposta na valorização profissional para fomentar novos empregos

CREA Amazonas aposta na valorização profissional para fomentar novos empregos

Após o momento cíclico de instabilidade econômica, a cadeia produtiva da construção passa a focar na redução de custos e na melhoria da rentabilidade. Com perspectivas positivas para o reaquecimento ao longo de 2018, a tendência é de que o mercado amazonense invista ainda mais em soluções tecnológicas e a cultura de inovação se consolide em Manaus.

Foi com este olhar que o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Afonso Lins, recebeu para uma reunião, no início desta semana, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Amazonas (Senge-AM), Wissler Botelho. A ideia do encontro foi um planejamento de políticas de fomento que podem resultar em geração de mais emprego e renda a partir da valorização do exercício profissional.

Citando indicadores, como o Índice de Confiança da Construção (ICST), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontou 81,1 pontos positivos no último mês de dezembro, o maior nível desde janeiro de 2015, Afonso Lins disse que vê com otimismo o cenário de uma recuperação acelerada em curto prazo. Segundo ele, além da verificação do exercício legal das profissões regulamentadas, tanto em seu nível superior como no nível médio, o CREA-AM busca como compromisso para o triênio 2018/2020 o aumento das parcerias técnicas de modo a alavancar a inserção profissional no mercado de trabalho em todo o Estado.

“Este é o ano da recuperação, sem dúvida. Vamos estreitar as relações com as empresas e ampliar essas parcerias técnicas, de forma a coibir práticas ilegais ou o obscurecimento do exercício profissional. Queremos obter mais frentes de trabalho especializado e já demos o primeiro passo para isso com a deflagração da Operação Valorização Profissional”, explicou.

A Operação Valorização Profissional consiste numa agenda de visitas diárias a indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), onde vem sendo entregues ofícios com solicitação do quadro técnico e orientação para que a prestação de serviço (incluindo o de empresas terceirizadas) nos mais diversos ramos da Engenharia, Agronomia e atividades afins abrangidas pelo CREA-AM esteja compatível com a especialidade do profissional contratado.

Outras inovações estão em processo de desenvolvimento ou já fazem parte de iniciativas de algumas empresas. No caso do segmento da Engenharia Civil, o uso dos tijolos modulares e ecológicos (feitos a partir do uso de material reciclável), de drones (usados para fornecer imagens aéreas do canteiro de obras, no levantamento topográfico e na construção de modelos 3D de edifícios) são algumas das inovações que vêm ganhando cada vez mais espaço em Manaus.

 

Comente com o Facebook
Input your search keywords and press Enter.
%d blogueiros gostam disto: