Now Reading:
Base de Operações Fluviais da Inteligência é inaugurada no Tarumã

Base de Operações Fluviais da Inteligência é inaugurada no Tarumã

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) inaugurou nesta terça-feira (03/04) a primeira Base de Operações Fluviais da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai). Localizada no Ramal do Cetur, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, a base atuará de forma integrada com servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com o objetivo de fortalecer as operações de combate ao narcotráfico, pirataria e outros crimes que ocorrem no entorno da orla de Manaus, como furto e roubo de combustível.

Inaugurada pelo vice-governador e secretário de segurança, Bosco Saraiva, e pelo secretário executivo de Inteligência, Herbert Lopes, a estrutura é parte de uma ação de reforço da proteção da orla fluvial de Manaus. Nos próximos dias, uma base será montada no Encontro das Águas. “O estabelecimento dessa base servirá de apoio para a grande base que será implantada no Encontro das Águas, nos próximos dias, ajudando a desenvolver o trabalho de inteligência e incursões dos policiais”, disse.

O evento foi prestigiado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

A base da Seai foi montada somente com ajuste da estrutura da SSP, sem investimento de novos recursos. A estrutura ficará instalada em um container doado pela Polícia Federal e que estava sem uso há três anos. “Essa base é muito importante porque irá otimizar o trabalho das forças de segurança durante as operações ribeirinhas, oferecendo estrutura necessária de segurança para atuação policial”, enfatizou Saraiva.

A base atuará com 18 agentes da Seai, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e Polícia Militar. A estrutura comporta, ainda, embarcações táticas, drones, câmeras termais, telefone satelital, além de outros equipamentos de inteligência.

O secretário executivo de Inteligência, Herbert Lopes, destaca que os servidores da SEAI participaram de treinamento de técnicas de abordagens em embarcações, realizado por meio de uma parceria com o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. “Esse treinamento será um diferencial por conta do preparo dos policiais que irão operar as lanchas juntamente com outros servidores das forças de segurança do Amazonas”, disse Lopes.

Comente com o Facebook
Input your search keywords and press Enter.
%d blogueiros gostam disto: