Visa Manaus vai aprimorar processos que apuram irregularidades

Para aprimorar os processos que apuram irregularidades identificadas em fiscalizações, a Vigilância Sanitária (Visa) está promovendo, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o curso de capacitação em Processo Administrativo Sanitário. A atividade faz parte da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, promovida pela Prefeitura de Manaus.

31.07.18
Visa Manaus vai aprimorar processos que apuram irregularidades
Fotos; Josè Nildo.

O curso teve início nesta terça-feira, 31/7, com a participação de 50 servidores da Visa Manaus, incluindo fiscais e administrativos que, durante três dias, irão discutir temas relativos à legislação e aos ritos de apuração de irregularidades. “Estamos investindo na qualificação dos nossos profissionais para alinhar os procedimentos e evitar qualquer falha na lavratura dos autos”, explica a diretora da Visa, Maria do Carmo Leão.

Os temas discutidos no primeiro dia do curso, com a orientação da advogada Gláucia Maria de Araújo Ribeiro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram “A Vigilância Sanitária e o SUS: Fundamento Legal da Atividade de Fiscalização”, “Aplicações das Normas Jurídicas: definições e hierarquias”, “Princípios da Administração Pública” e o “Poder de Polícia”.

Na quarta-feira, 1/8, o conteúdo será “Processo Administrativo: conceitos básicos” e “Processo Administrativo Sanitário: Rito Sumaríssimo e Rito da Análise Fiscal”.  O encerramento da capacitação será na próxima quinta-feira, 2/8, com “Processo Administrativo Sanitário: decisão final” e “Procedimento no caso de solicitação de cópias do processo administrativo sanitário”. Nos dois dias, os temas serão ministrados pelo gerente de Serviço do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS, Marco Pinto.

O curso está acontecendo no auditório da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam), sempre das 8h às 12 horas.

Além da capacitação de servidores, a Visa Manaus vai promover, ao longo da semana, atividades de orientação sobre vigilância sanitária, por meio de fiscalização educativa, serviço de ouvidoria itinerante e abordagem direta, com distribuição de material informativo e performance teatral produzida pela Turma do Parque Cidade da Criança.

Atividades

A Semana Municipal de Vigilância Sanitária foi aberta na última segunda-feira e que segue até domingo, 5/8, Dia Nacional de Vigilância Sanitária. A data homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, uma das maiores referências em saúde pública no país.

O principal objetivo Semana é mostrar a abrangência das ações de vigilância sanitária no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e divulgar sua importância na promoção e proteção da saúde.

“Além disso, queremos incentivar a população a observar diariamente a qualidade de produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos que vão da lanchonete a hospitais de alta complexidade, denunciando qualquer suspeita de irregularidade”, destaca a diretora Visa, Maria do Carmo Leão.

Nesta quarta-feira, 1/8, a atividade de orientação será com alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, que irão ao supermercado Mercantil Nova Era, na zona Oeste, para colocar em prática as regras de inspeção da qualidade de alimentos. A visita começa às 8h30, sob a supervisão de fiscais da Visa Manaus e professores da escola.

— — —

Texto: Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa

Por: Lucas Lobo – Portal Tucumã – 31/07/2018

Comente com o Facebook
Input your search keywords and press Enter.
%d blogueiros gostam disto: