32.5 C
Manaus
Manaus, 23 de outubro de 2018

UPA Cidade Nova, que será entregue esse mês, vai desafogar Platão Araújo, diz secretário de Saúde

A entrega, em duas semanas, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, irá desafogar em até 30% o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo. A previsão é do secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, que esteve na unidade nesta terça-feira (09/10), para acompanhar os serviços de limpeza e montagem de equipamentos e mobília. Localizada na avenida Camapuã, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, a unidade, com funcionamento 24h, deverá atender, em média, 4,5 mil pessoas por mês.

De acordo com o titular da Susam, a UPA é destinada ao atendimento de casos de baixa e média complexidade, ampliando assim a oferta desses serviços, na zona norte da capital. A unidade deverá também funcionar como apoio ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste. O Platão Araújo recebe pacientes da zona norte, muitos deles, atendimentos de baixa e média complexidade.

“Essa unidade foi planejada para receber a demanda da zona norte e, também, dar suporte ao Platão Araújo, que acaba sobrecarregado, recebendo pacientes de baixa e média complexidade, que agora terão a UPA para atendimento”, ressaltou. Os prontos-socorros, disse ele, são específicos para casos de alta complexidade, como acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e arma branca e outros traumas graves.

Segundo Orestes de Melo Filho, a entrega da nova unidade deve acontecer até o dia 23. Quando pronta, juntamente com o SPA Danilo Corrêa, na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, e o SPA Eliameme Mady, na avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, deve compor o atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade na zona Norte de Manaus. A unidade deve funcionar com uma equipe de 70 profissionais, entre servidores, médicos e técnicos que serão responsáveis por uma média de 150 atendimentos diários.

A UPA da Zona Norte, que começou a ser construída em 2010, recebeu investimentos de R$ 7,8 milhões, entre obra e equipamentos. O secretário lembrou que quando a atual gestão assumiu, em outubro do ano passado, as obras estavam paradas, bem como as da UPA Itacoatiara e do Hospital do Careiro Castanho, já entregues, além do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, que também está sendo preparado para ser entregue nos próximos dias.

Funcionamento e atendimento –  O atendimento na UPA é 24 horas, todos os dias da semana. Entre os serviços que serão oferecidos na unidade estão exames de raio-X, eletrocardiografia, especialidade de pediatria, laboratório de exames e 20 leitos de observação.

De acordo com o Ministério da Saúde, as UPAs atendem casos como: pressão e febre alta, fraturas e cortes com pouco sangramento; queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura; cólicas renais; intensa falta de ar; convulsão; dores fortes no peito; e vômito constante.

Notícias Relacionadas

Mercado Adolpho Lisboa e demais shoppings populares funcionam normalmente nesta quinta

Redator Tucumã

Homem é preso por tráfico de drogas e receptação qualificada

Redator Tucumã

Seduc anuncia nova data para reaplicação de provas de concurso

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: