32.5 C
Manaus
Manaus, 23 de outubro de 2018

Susam esclarece sobre informações mentirosas que têm circulado nas redes sociais

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que notícias falsas (fake news) estão circulando nas redes sociais, com o intuito de confundir os usuários e prejudicar o atendimento ao cidadão.

A Susam cita como inverídica a informação de que um Projeto de Lei foi enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), para privatizar os servidos de odontologia no Estado. Sobre o assunto, o órgão ressalta que a informação não procede. Não existe o tal projeto e, pelo contrário, a atual gestão já convocou, inclusive, 45 profissionais de odontologia, aprovados em concurso público, para reforçar o atendimento nas unidades de saúde. A odontologia voltou a ser prioridade, com a rede estadual de saúde passando a oferecer o serviço, em regime de plantão 24h, nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de todas as zonas da capital.

O Projeto de Lei que encontra-se na ALE é para instituir formalmente a odontologia hospitalar no Amazonas, serviço que atualmente já existe no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no Pronto-Socorro João Lúcio e na Fundação de Medicina Tropical (FMT), sendo executado por servidores concursados da Susam. “E assim continuará a sendo”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho.

Outra notícia falsa que vem circulando é quanto à oferta, sem agendamento prévio, de exames de mamografia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), como parte da campanha Outubro Rosa. A FCecon esclarece que realiza exames de mamografia apenas em pacientes atendidas ou internadas na unidade. O serviço também é oferecido aos pacientes da rede pública de saúde, mediante encaminhamento médico, e agendamento prévio, quando se há suspeita de um diagnóstico de câncer de mama. As mamografias preventivas, informa a FCecon, são realizadas em Unidades Básicas de Saúde  (UBS) da Prefeitura

Notícias Relacionadas

Milhares de Manauara prestigiaram o treino da Seleção na Arena da Amazônia

Redator Tucumã

Via Norte Shopping tem horário estendido no feriadão do dia das crianças

Daly Ruiz

Governo promete iniciar recuperação de prosamins ‘abandonados’

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: