30.2 C
Manaus
Manaus, 23 de outubro de 2018

Seduc e Seaop implantam Programa de Prevenção e Segurança nas Escolas em unidade estadual de Cacau Pirêra

FOTOS: AGUILAR ABECASSIS/SECOM

A Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop) e Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) deram prosseguimento a implantação do Programa de Prevenção e Segurança nas Escolas, que tem objetivo de prevenir a criminalidade dentro das unidades educacionais do Amazonas. A escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, no distrito de Cacau Pirêra, município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, é a primeira em que o programa é implantado fora da capital. E faz parte de um plano estratégico de implantação das ações em escolas que fazem parte de municípios que compõem a calha do Rio Solimões, uma das principais rotas utilizada por narcotraficantes no Estado.

FOTOS: AGUILAR ABECASSIS/SECOM

O programa foi lançando em abril deste ano e é composto de várias ações que incluem atividades socioculturais e esportivas para alunos, professores, pedagogos e comunidade, atuando na prevenção da criminalidade no ambiente escolar.  Segundo o coordenador do projeto de prevenção e segurança nas escolas, capitão da Polícia Militar, Guilherme Sette, durante as ações, são promovidas palestras sobre temas como prevenção às drogas, violência, “bullying”, educação no trânsito, educação ambiental, exploração sexual e outras formas de violência. Na escola Senador João Bosco Ramos de Lima o programa deve atingir 1,2 mil alunos diretamente e mais 4,8 mil pessoas, incluindo familiares dos alunos e comunidade. “Nossa intenção é fazer com que os alunos, pais e a comunidade atuem como agentes que possam identificar os problemas e, com a ajuda de especialistas, possamos resolvê-los”, explicou Sette.

 

Região Metropolitana é estratégica – Para a Seaop, cidades como Cacau Pirêra, Iranduba e Manacapuru, são pontos estratégicos para as ações de programas como este por estarem próximas à capital e sofrerem com os problemas da violência urbana. “Programas como este são importantes porque evitam que a escola se torne mais um ponto da prática da criminalidade e passe a agir como fonte de combate e repressão a violência”, explicou o secretário executivo da Seaop, Guilherme Torres.

Ainda segundo Torres, o programa deve se estender a outros municípios próximos e assim fechar a calha do rio Solimões, área usada como rota de drogas. “Essas ações fazem parte de um plano estratégico que inclui além das ações do Governo do Amazonas contra o crime, também o trabalho preventivo dentro das escolas”, explicou o secretário.

Multiplicadores – As ações envolvem policiais militares e civis, organizações da sociedade civil, órgãos ambientais e de trânsito, além dos profissionais que trabalham no ambiente escolar como professores, pedagogos e funcionários. O projeto já foi implantado em três escolas estaduais da capital; duas na zona oeste, e uma na zona centro-oeste, locais que apresentavam altos índices de ocorrências e que tiveram o número de ocorrências reduzidas.

Segundo o coordenador do projeto, capitão da PM Guilherme Sette, o programa tem várias fases até chegar à elaboração do plano de prevenção à violência e às drogas na escola, que é feito conjuntamente com especialistas, corpo docente, órgãos de apoio, alunos e comunidade.

Para o estudante Agnus Souza da Silva, 16, as ações são fundamentais para trazer a paz e a segurança para dentro da escola “É importante porque agora poderemos ficar mais tranquilos dentro e fora da escola. Sem aquela sensação de insegurança e também vamos poder contribuir para nossa tranquilidade”, disse.

O capitão PM Sette afirma que a avaliação tem sido positiva nas escolas que já receberam as ações. “A avaliação é bastante positiva. Conseguimos chegar ao que queríamos: preparar o corpo docente, os professores, os policiais da região e os alunos. Um aprendizado muito grande na prevenção à violência e às drogas”, ressaltou.

Notícias Relacionadas

Cartilha “Calçada Legal” informa população sobre como cuidar bem do passeio público

Redator Tucumã

Prefeito decreta Situação de Emergência em Manaus para conter o sarampo

Redator Tucumã

Unidade Detran do Uai Shopping São José ganha novo espaço no PAC

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: