30.2 C
Manaus
Manaus, 23 de outubro de 2018

Festival em homenagem ao Sauim-de-coleira será realizado na Comunidade da RDS do Tupé

A Comunidade Julião, uma das seis que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, gerida pela Prefeitura de Manaus, irá realizar nos dias 20 e 21/10, o 1º Festival do Sauim-de-Coleira. O evento tem por finalidade chamar a atenção para a importância da conservação da espécie, que na comunidade é símbolo ecológico e dá nome a uma trilha de roteiro turístico.

A comunidade do Julião é conhecida por já ter sido alvo de um trabalho de monitoramento de grupos de sauins-de-coleira, feito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O festival é uma iniciativa da Associação dos Produtores Rurais do Julião.

“É importante salientar que é a própria comunidade que está realizando o festival exatamente no ano em que o prefeito Arthur Virgílio Neto criou a APA Sauim de Manaus, visando a conservação da espécie, na área urbana de Manaus. Não poderíamos deixar de apoiar e enaltecer essa iniciativa dos comunitários do Julião, na zona rural do município”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. Na comunidade, ainda existem muitos grupos de sauim-de-coleira e a comunidade reconhece o animal como um símbolo da área.

De acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, serão dois dias com diversas atividades de cunhos socioeducativo e ambiental. “Destacamos também que o festival faz alusão à comemoração em torno do dia 20/10, data instituída em homenagem ao sauim-de-coleira e que chama a atenção para o mascote da cidade”, afimou o diretor, lembrando que, no âmbito rural, se encontra a maior mancha contínua de floresta onde o animal tem possibilidade mais significativa de preservação.

A comunidade Julião fica situada na margem direita do Rio Tarumã Mirim e o acesso é por meio de lanchas que saem da Marina do Davi, na Ponta Negra. A Trilha do Sauim, que integra o Roteiro Tukorin, leva dois dias para ser cumprido e vai do Julião até a Colônia Central, outra comunidade da reserva. Durante a trilha, os grupos de sauins-de-coleira são facilmente avistados.

A programação do festival contará com torneios de futebol (masculino e feminino), minicurso sobre turismo de natureza, barracas com comidas típicas, oficinas de desenho e capoeira, passeio ciclístico e o Cine Pipoca.

APA SAUIM-DE-MANAUS

Em junho deste ano, durante as comemorações da Prefeitura de Manaus, em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou a criação de Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira.

A APA é formada por um mosaico de áreas protegidas que incluem o Parque Municipal do Mindu, o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Adolpho Ducke, tendo como delimitação os igarapés do Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens (Áreas de Preservação Permanente), além de áreas verdes de loteamentos habitacionais como Cidade Nova, Loteamento Nascentes das Águas Claras, Parque das Garças, Renato Souza Pinto I e II, Ribeiro Júnior, Vila da Barra, Galileia, Nova Cidade, Vila Real, Riacho Doce II e III, Francisca Mendes I e II e Jardim Canarana.

Na oportunidade, o prefeito destacou que a criação da unidade é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade local e vai possibilitar a interligação entre dois importantes fragmentos urbanos: o Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, e a Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte.

Notícias Relacionadas

OUTUBRO ROSA- Lar das Marias recebe doação de cabelos, para confecção de perucas para mulheres com câncer 

Redator Tucumã

Procon apreende 8,6 toneladas de margarina em supermercado de Manaus

Redator Tucumã

Prefeitura oferecerá curso de idioma para indígenas venezuelanos

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: