30.2 C
Manaus
Manaus, 23 de outubro de 2018

Escolas da rede Municipal de Manaus poderão selecionar obras literárias que serão utilizadas em 2019

As unidades de ensino da rede municipal que atendem da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Iniciais já podem acessar o Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD Literário), no link https://goo.gl/KCci8F, do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As escolas poderão escolher, a partir da próxima quinta-feira, 18/10, até o dia 31 deste mês, as obras literárias que receberão, em 2019, por meio do programa.

Para aquisição dos materiais, a escola deve utilizar o PDDE Interativo e os dados disponíveis são em conformidade aos fornecidos durante o Educacenso 2017. Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a previsão é que mais de 161 mil alunos sejam beneficiados.

Poder escolher as obras literárias que serão recebidas na escola é uma novidade que iniciou neste ano. Até 2017, os livros de literatura que chegavam às unidades de ensino eram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2018, a seleção se dará da mesma forma que é feita dos livros didáticos. Ao todo, estarão disponíveis 704 obras para escolha.

A coordenadora municipal de Livro Didático, Loana Portela, explica que essa mudança ocorreu porque neste ano houve a unificação de dois programas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

“Agora passou a ser Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), mudou tanto a nomenclatura como ele absorveu o PNBE. Nos anos anteriores, era tudo indicado pelo MEC e, a partir de 2018, as escolas vão poder escolher os livros de Literatura, como acontece com os livros didáticos. Assim, cada escola vai poder escolher o que mais se adequa a sua realidade. Todas as escolas da rede municipal que atendem A Educação Infantil ao 5° ano participarão dessa escolha”.

Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a escolha será de acervos para a biblioteca, sendo dois livros por aluno.

Uma das recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é que durante o período de registro da escolha, os diretores devem manter sigilo sobre os dados de acesso ao sistema PDDE Interativo e não permitam acesso de representantes de editoras nas dependências da escola.

Notícias Relacionadas

Prefeitura já identificou mais 1,6 mil famílias pela ‘Operação Cheia 2018’

Celso

PM’s realizam Assembleia Geral para definir se continuam com greve

Redator Tucumã

Jovem morre após bater com a cabeça durante passeio ciclístico

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: