34.5 C
Manaus
Manaus, 22 de outubro de 2018

Consultoria envolvida no escândalo do Facebook encerrará as atividades

 consultoria britânica Cambridge Analytica, fundada pelo bilionário norte-americano Robert Mercer e Steve Bannon, ex-conselheiro da Casa Branca, irá encerrar suas atividades após envolvimento em escândalo com o Facebook, de acordo com as informações publicadas pelo jornal Wall Street Journal.

A empresa seria a responsável por vazar informações pessoais de 87 milhões dos usuários do Facebook. Um aplicativo vinculado à rede social teria permitido o acesso aos dados dos perfis.

Investiga-se a possível relação entre a Cambrige Analytica e a campanha presidencial de Donald Trump, em 2016. A partir de um banco de dados criado com as informações obtidas no Facebook, houve um favorecimento do candidato republicano na rede social.

A consultoria também teria interferido nos resultados das urnas em outros países. O presidente da Cambridge Analytica, Alexander Nix, foi flagrado oferecendo esse tipo de serviço e ainda garantia a eficácia do esquema.

A grande maioria das pessoas afetadas pela ação da consultoria é norte-americana, mas outros países também foram atingidos. No Brasil, foram 443 mil usuários que tiveram dados coletados de forma irregular.

Desde o início do escândalo, em 27 de março, Mark Zuckerberg busca recuperar a reputação da empresa. Foram anunciada medidas para controlar a origem dos posts com conteúdo político e também novos termos de uso da plataforma, inclusive apresentados de maneira clara e didática.

Em seu depoimento ao Congresso dos EUA, Zuckerberg disse que uma equipe do Facebook irá conferir os termos de uso de todos os aplicativos vinculados à rede social. Não há um prazo de quanto essa tarefa será concluída.

Notícias Relacionadas

Coreia do Norte acusa os Estados Unidos de querer provocar uma guerra

Redator Tucumã

Dia Mundial da Síndrome de Down celebra contribuição desse grupo à sociedade

Celso

Coreia do Norte ameaça EUA e diz: “guerra está próxima”

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: