Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda

De 6 de agosto à 31 de agosto, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Manaus – Semsa, promove campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, em todos os postos de saúde do país. A mobilização nacional será realizada no dia 18 de agosto, com o tema o “Dia D”. De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, a estratégia criada para este ano tem o objetivo de manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite no município.

O foco desta ação é vacinar crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses), mesmo as que já tenham se vacina devem comparecer com o cartão de vacinação para tomar um reforço da vacina.

Conheça sobre a Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A infecção pelo poliovírus não leva, necessariamente, à paralisia infantil. Existem dois tipos principais da doença: poliomielite paralítica e a poliomielite não-paralítica.

Esta doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, alcançando assim a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

Matéria: Daly Ruiz – Drt 0001114 – AM

Comente com o Facebook
Input your search keywords and press Enter.
%d blogueiros gostam disto: