25 C
Manaus
Manaus, 24 de setembro de 2018

Amazonas alcança meta de imunização contra o sarampo

Imagem: Divulgação

Nesta quinta-feira (13), o Amazonas alcançou a meta de cobertura vacinal contra o sarampo. Foram imunizadas 305,3 mil crianças, que é equivalente a 95,14% da meta. O Estado também está próximo de atingir a meta contra a poliomielite, cerca de 292,5 mil crianças menos de cinco anos já foram vacinadas, o equivalente de 91,14%.

A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até esta sexta-feira (14) para os municípios de todo o Brasil que ainda não haviam alcançado a meta. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, o Estado já alcançou a meta para o sarampo e está bem próximo da pólio, mas alguns municípios ainda não atingiram a cobertura necessária.

“Temos 28 municípios que alcançaram e até ultrapassaram os 95%, como é o caso de Uarini, que bateu 136,4% para o sarampo e 131% para a pólio. Na outra ponta, temos cinco municípios abaixo de 50% contra o sarampo – Santa Isabel do Rio Negro, Anori, Japurá, Tapauá e Canutama – e seis abaixo de 50% contra a poliomielite – Santa Isabel do Rio Negro, Japurá, Canutama, Tapauá, Anori e Maués”, disse a coordenadora.

O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, fez um apelo para os municípios intensificarem as ações de imunização nesta sexta-feira, último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. “É uma questão de saúde pública. A vacinação é a principal estratégia de prevenção a essas doenças”, afirmou.

Segundo Izabel, mesmo após a campanha, a vacina continuará disponível nos postos dos municípios que não alcançaram a meta. Ela ressaltou a importância dos pais garantirem a imunização das crianças.

“O sarampo, que já era considerado erradicado, voltou porque as pessoas não estavam vacinadas e agora estamos enfrentando um surto. Da mesma forma, a poliomielite pode voltar, uma vez que ela não está erradicada em vários países. Então, pai e mãe, não deixem de vacinar seus filhos. Tem vacina o ano inteiro nos postos de saúde, gratuitamente, e não há justificativa para não vacinar as crianças”, disse a coordenadora.

Notícias Relacionadas

Amazonas Shopping funcionará em horário ampliado, a partir deste sábado (16)

Redator Tucumã

Associação Amazonense de Municípios vai solicitar redução de ICMS de combustíveis ao governo do Estado

Suammy Saiury

Prefeitura realiza hoje no parque do Mindu “Dia D – Todos Contra os Resíduos Sólidos”

Redator Tucumã
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
%d blogueiros gostam disto: