30.2 C
Manaus
Manaus, 23 de outubro de 2018

Atividades culturais, artísticas, batalha de chefes de cozinha e shows musicais são algumas das atrações da Feira do Paço, em Manaus

Nos próximos dias 13 e 14 de outubro, o Instituto Amazônia realiza mais uma edição da maior feira de rua da cidade, a Feira do Paço. O evento é gratuito e acontece todos os segundos finais de semana de cada mês, a partir das 16h, no entorno da Praça Dom Pedro II, em frente ao Paço da Liberdade no Marco Zero de Manaus.
Durante os dois dias da feira, as ruas Bernardo Ramos, Gabriel Salgado e Avenida Sete de Setembro, no Centro Histórico, ficam ocupadas com mais de 30 empreendimentos das áreas de gastronomia, produtos artesanais, atividades artísticas e culturais.
A maior vitrine de Economia Criativa da cidade traz duas novidades para esta edição de outubro: a sessão de aula-show de artesanato, onde será montado um espaço voltado ao aprendizado de técnicas para a confecção de produtos criativos, e o ‘Chef de Improviso’, na qual dois chefs de cozinha apresentarão pratos autorais, práticos e com ingredientes acessíveis.
O produtor cultural da feira Beto Contartesi, destaca que esta 3ª temporada traz novas experiências para os visitantes. “Mais interação entre as áreas criativas, degustações e oficinas de artesanato garantem o sucesso de mais uma edição da feira. O grande diferencial desta edição será o festival de música que tem o objetivo inserir definitivamente o mercado do entretenimento como um setor da economia criativa ativo na Feira, contribuindo ainda mais para a formação de uma nova cadeia produtiva para este setor em nossa cidade”.

Foto: divulgação

Na programação musical, banda The Stone Ramos e o cantor Jorjão Pampolha se apresentam no palco principal no primeiro dia de evento, sábado (13). Já no domingo (14) é a vez da banda Tudo Pelos Ares, Edu do Banjo e Nícolas Junior. Em alusão ao Dia da Crianças, os dois dias de feira vão contar com oficinas circenses, apresentações de k-pop e participação artística e interativa do grupo Palhaçaria CAC.
Parte dos adolescentes integrantes do projeto social Caminhos do Frei estará à disposição do público para se apresentar nos principais pontos históricos e turísticos do Marco Zero, onde nasceram, vivem e aprendem sobre o local e sua importância, a partir dos projetos desenvolvidos pela Oscip. A atividade será acompanhada por turismólogos.

Foto: divulgação

Educação ambiental
Outra novidade desta edição é a campanha de conscientização ambiental promovida pelo Instituto Amazônia. Serão distribuídos, pelo entorno da Praça Dom Pedro II, diversos coletores de lixo para o descarte correto de resíduos orgânicos e separação de não orgânicos. Intitulada ‘Acerte na lata’, a iniciativa busca conscientizar o público sobre a importância da coleta seletiva.

A Feira do Paço, realizada há três anos no Centro Histórico, faz parte do Projeto de Requalificação do Marco Zero de Manaus proposto pelo Instituto Amazônia. O evento conta com o apoio cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (IPHAN) e da Prefeitura de Manaus.

 

Notícias Relacionadas

Torneio de pesca esportiva acontece nesse fim de semana, em Manaus

Nadia Saldanha

Circo e exposição de dragões mágicos são as opções de entretenimento para a criançada na zona norte de Manaus

Nadia Saldanha

ICBEU Manaus inaugura biblioteca interativa e exibição permanente de artes

Redator Tucumã
%d blogueiros gostam disto: